Fellows SFPE Brasil

Fellows da SFPE Brasil

A designação de Fellow é a mais alta honra profissional da SFPE e concedida a não mais de 10 por cento dos membros vivos da Sociedade.

Os SFPE Fellows representam um grupo distinto de membros que atingiram estatura e realizações significativas em engenharia. São profissionais que contribuem com a sociedade na área de segurança contra incêndios há pelo menos 10 anos e foram indicados por seus pares por contribuições extraordinárias para o avanço da engenharia de proteção contra incêndio e serviços valiosos para o SFPE. 

Marcio Ferreira

Mestre em Engenharia de Combate a Incêndios

Marcio Ferreira, Administrador, Especialista em incêndios, Projetos, Instalação, Manutenção, Consultoria e Treinamentos.

Especialização e Mestrado em engenharia de combate a Incêndio nos Estados Unidos Curso WPI – Worcester Polytechnic Institute (WPI)– (Cursos: Técnicas e Analise Forense em sinistros de incêndios, Dinâmica do Fogo, Modelagem do Fogo, Proteção em Incêndios industriais, Praticas de negócios em Segurança contra incêndios, Sistemas de Proteção contra incêndios; Supressão avançada de combate a incêndios, Detecção e controle de fumaça);

Atualmente é pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo – MF\Enquadramento funcional: Gerente Executivo pela empresa Chamatex (a empresa trabalha com tudo na área de incêndios mas foca em instalações e manutenções).

Proprietário da empresa Elfire (foco em Projetos e consultoria em engenharia de incêndio), Representante regional norte e Nordeste de varias empresas (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).

Dra. Dayse Duarte

PhD em Engenharia de Proteção Contra Incêndios

Nasceu em Recife, Pernambuco, Brasil. É doutora em Engenharia de Proteção a Incêndios, formada pela Universidade de Edinburgh (UK). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE (Brasil), no Departamento de Engenharia Mecânica. 

Foi uma das fundadoras do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE. É a coordenadora da Rede Risco vinculada à FINEP, representante do Brasil junto ao Comitê do CIGRÉ (A2:33), coordenadora do Comitê A2:04 do CIGRÉ Brasil e fundadora do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Incêndio, RISCTEC, integrado na UFPE, no qual, ela coordena, gerencia e orienta as atividades de pesquisa de 25 pesquisadores e alunos. 

Tem trabalhado em Engenharia de Segurança de Incêndio no Recife desde 1995 e seus principais interesses acadêmicos são nas áreas de dinâmica de incêndios, gerenciamentos de risco de incêndio e engenharia de proteção de incêndio. Como parte de seu trabalho ela desenvolve pesquisas com os setores elétricos e petroquímicos no Brasil na área de segurança de incêndio.

Profª Drª Carla Neves Costa

Doutora em Engenharia Civil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecilia (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008)
em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no
exterior, como visiting academic staff – University of Manchester Institute of Science and Technology (2005/2006).
Tem experiência acadêmica na área de Engenharia Civil, com ênfase em Segurança contra Incêndio, atuando
principalmente nos seguintes temas: incêndio, concreto armado, projeto, normalização e divulgação científica. Tem
experiência profissional na área de Projetos de Engenharia de Estruturas de Concreto Armado e Gestão Pública de
Projetos de Engenharia Civil. É membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e Diretora de Relações
Institucionais da Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP). Atualmente é Professora Doutora da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisadora, desenvolvendo pesquisas relacionadas à
segurança contra incêndio de edificações na área de estruturas, materiais estruturais e normatização.

Rosaria Ono

Doutora e Integrante do GSI

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), Master in Engineering – Nagoya University (1991), doutorado (1997) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2010).

Atualmente é professora titular do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atuou como chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAUUSP no período de 2011 a 2015 e como vice chefe no período de 2017-2019. Foi eleita vice-diretora do Museu Paulista para o período 2019-2020.

Tem experiência na área de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, com ênfase em Segurança Contra Incêndio e Avaliação Pós-ocupação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança contra incêndio, avaliação de desempenho e acessibilidade. 

Telmo Brentano

Engenheiro Civil

Engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Hidrologia Aplicada e Construção Civil. Ex-professor das Faculdades de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS e da UFRGS.

Autor dos livros “Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações”, lançado em abril de 2004, e “A Proteção Contra Incêndios no Projeto de Edificações”, de outubro de 2007.

Ministra cursos de atualização para profissionais de engenharia e de arquitetura e urbanismo nas áreas de instalações hidráulicas prediais, instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações e proteção contra incêndios nos projetos de edificações.

Marcelo Lima

Engenheiro e Diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil

O Instituto Sprinkler Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada para incentivar o uso de sprinklers contra incêndio no país. Temos como principais metas oferecer oportunidades de educação formal a profissionais de proteção contra incêndios, colaborar para o aprimoramento da legislação de proteção contra incêndio, ampliar o acervo de normas brasileiras aplicáveis à proteção por sprinklers e coletar e difundir dados sobre o uso e a efetividade de sprinklers no Brasil.

Para saber mais sobre o ISB visite o site www.sprinklerbrasil.org.br

Alexandre Itiu Seito

Doutor em Arquitetura e Urbanismo

As últimas décadas da segurança contra incêndio brasileira podem ser contadas com detalhes pelo pesquisador Alexandre Itiu Seito. Engenheiro Químico, com doutorado na área de Incêndio, participou nos anos 70 da criação do LEF (Laboratório de Ensaios de Fogo) do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), desenvolvendo e pesquisando tecnologias.

Foi um dos fundadores do GSI (Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio) do NUTAU (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo). O grupo é um dos grandes geradores de conhecimento em segurança contra incêndio em edificações, formando corpo técnico e material científico que auxiliam a melhoria do setor no país.

Também participou da elaboração do primeiro regulamento aprofundado de Segurança contra Incêndio do Estado de São Paulo e foi um dos coordenadores do livro “A Segurança contra Incêndio no Brasil”, publicação referência no setor, distribuída a corporações e escolas de engenharia e arquitetura de todo o país, sendo uma das contribuições da qual o professor mais se orgulha.

Aleksander Grievs

Presidente da ABPI – Associação Brasileira de Proteção contra Incêndio

Palestra: Novas Tecnologias para a Detecção e Prevenção de Incêndio Especiais: Sistemas para aplicação em Ambientes de Produção e Armazenagem.

Eng. Eletricista, Consultor Sênior em Segurança Empresarial; Especialista em Proteção contra Incêndio e Explosão, Presidente da ABPI – Associação Brasileira de Proteção contra Incêndio, Sócio Fundador da ABSEG – Associação Brasileira de Profissionais de Segurança e Diretor do Comitê Nacional de Incêndio da ABSEG, Membro do GTPI – Grupo de Trabalho de Proteção contra Incêndio e Explosão do DESEG – Diretoria de Segurança da FIESP, Membro da Comissão de Estudos para a Certificação de Produtos e Profissionais para Proteção contra Incêndio da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do IE – Instituto de Engenharia, membro da NFPA e do CB-24 da ABNT; Consultor da Globo News, Rede Record e Revistas Especializada.

Ualfrido del Carlo

Pós-doutor

Durante o ano de 1994 o professor Ualfrido Del Carlo reuniu em sua casa para estudo da segurança contra incêndio em edificações, o engenheiro Alexandre Itiu Seito, pesquisador sênior aposentado do IPT, a arquiteta Rosária Ono que tinha retornada do Japão com o título de mestre obtido na Universidade de Nagoya, tendo como orientador o professor doutor Makoto Tsujimoto, o tenente Silvio Bento da Silva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um estudioso desta área. Numa dessas reuniões foi sugerida, pelo professor, a criação do setor de segurança contra incêndio no NUTAU – Núcleo de Pesquisas em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo que era coordenado pelo professor Geraldo Gomes Serra.

Dentre várias sugestões houve o consenso pelo nome de Grupo de Segurança Contra Incêndio quando o professor explicou que era necessário colocar a palavra pesquisa para implantação no NUTAU, e assim foi fundado GSI – Grupo de Pesquisas em Segurança Contra Incêndio.

Valdir Pignatta e Silva

Eng.civil, doutor e Integrante do GSI

Professor Doutor da Poli-USP. Concluiu o doutorado em Engenharia Civil – Estruturas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1997. Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. 

Pesquisador com bolsa de produtividade CNPq. Revisor de 23 revistas científicas.

Foi membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio. Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e mais de 150 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 livros publicados e 7 capítulos de livros. Possui 6 softwares e outros 200 itens de produção tecnocientífica. 

Foi coordenador de projetos de pesquisa FAPESP, sendo um em andamento. Foi coordenador de convênio CAPES-Cuba. Foi pesquisador principal de projeto temático FAPESP. Coordenou 1 projeto CNPq. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da EPUSP. Atua na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em “Engenharia de estruturas em situação de incêndio”. Interagiu com cerca de 80 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Membro da IAFSS, ALBRASCI, IBRACON, ABECE e GSI/USP. 

Walter Negrisolo

Arquiteto/urbanista, Dr.º e Integrante do GSI

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar do Barro Branco (1970), com especialização em Bombeiro. Serviu ao Corpo de Bombeiros de São Paulo entre 1970 e 1996. Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, Departamento de Tecnologia da Arquitetura, sob o tema Segurança Contra Incêndio. Atualmente é pesquisador voluntário do GRUPO DE FOMENTO À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO – NUTAU – USP e pesquisador voluntário – Corpo de Bombeiros de São Paulo. 

Tem experiência na área Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Segurança Contra Incêndio, e desenvolveu consultoria, assessoria e execução de diversos projetos de proteção contra incêndio sob as normas securitárias e do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Jose Carlos Tomina

Mestre em Eng. civil

Possui graduação em Obras hidráulicas pela FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (1979), graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1995). 

Atualmente é Superintendente do CB 24-Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da ABNT. Pesquisador do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais de segurança contra incêndio.