Reunião aberta – Participação especial dos profissionais Aleksander Grievs, Andrezza Tavares Bellé e Hernan Javier Dominguez.

Nessa ocasião, a profissional Andrezza Tavares Bellé fez uma apresentação de trechos de sua inicialização científica com o tema:

“A segurança contra incêndio de edificações tombadas pelo patrimônio histórico e cultural”

  • O objeto de estudo foi a Catedral Metropolitana de Campinas e a escolha do objeto de estudo se deve à importância ímpar da Catedral para nossa cidade, A história da Catedral reflete a trajetória da consolidação do município de Campinas.

Sua importância não é só para preservar a história da cidade, como também para resguardar iconografias e a técnica construtiva da taipa de pilão.

DADOS RELEVANTES

TAIPA DE PILÃO

É o maior edifício de taipa de pilão do mundo, com uma área bruta de 2890 m².

VIDA RELIGIOSA

Diariamente, são realizadas 3 missas com cerca de 3000 mil fiéis no total. Conta com uma rotina de batismo, catequese, liturgia, exéquias, dízimos, casamentos e outros.

RESTAURO

Seu primeiro restauro foi iniciado em 1999, em parceria com a PUC – Campinas. Já se deram outros processos de restauro, mas a Catedral continua levantando recursos para finalizar os reparos necessários.

TRAGÉDIA

Duas tragédias marcam a história da Catedral: uma durante sua construção, em 1865 (acidente com um alicerce) e outra em 2018, em um atentado com arma de fogo.

Pesquisando sobre lei de restauro sobre a Catedral e principalmente sobre Segurança contra incêndio e acessibilidade está na demografia dos reais que em sua maioria

idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

IPHAN E O COMBATE 

Prevenção

Compartimentação horizontal e vertical, segurança estrutural e uso de materiais retardantes

Proteção

Saídas de emergência claramente sinalizadas e de fácil acesso e sistema de detecção e alarme

Combate e extinção

Equipe de brigadistas treinada e sempre à disposição e chuveiros automáticos, hidrantes e extintores 

Homenageado do dia: Aleksander Grievs

Todos merecem ser honrados, e a cada vez mais necessitaria a demonstração da satisfação com o trabalho que vem sendo desenvolvido. Isso merece uma importância fundamental para o êxito e desenvolvimento da área de incêndios. São profissionais que possuem inteligência e compromisso diário que garantem resultados usados nessa trajetória, verdadeiros heróis por trás das cenas. 

E esse é o momento para homenagear e falar sobre o exemplo de profissional que tem se destacado nesse meio e que merece esse reconhecimento.

O engenheiro Aleksander Grievs é atualmente Gerente Técnico Comercial na SPEED SAFETY – SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO E SEGURANÇA INTEGRADA. 

Consultor de segurança em prevenção de incêndios e combate ao fogo com especializações nos EUA e Europa, e com mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos e implantação de sistemas convencionais e inteligentes de detecção e combate ao fogo em grandes edificações.

Membro da ABNT do CB 24, da NFPA, Presidente da ABPI (Associação Brasileira de Prevenção de Incêndio), Membro do GTPI – Grupo de Trabalho de Proteção contra Incêndio e Explosão do DESEG – Diretoria de Segurança da FIESP.

É membro da Comissão de Estudos para a Certificação de Produtos e Profissionais para Proteção contra Incêndio da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do IE – Instituto de Engenharia.

Consultor da Globo News, Rede Record e Revistas Especializada. 

Também é sócio Fundador e Diretor do Comitê Nacional de Prevenção de Incêndio da ABSEG (Associação Brasileira de Profissionais de Segurança), Diretor da Firetrans Ltda., Diretor da AG & Associados Consultoria, Consultor em projetos de detecção e combate ao fogo da Núcleo Consultoria e da Marcy Consultoria. 

E foi por muitos anos presidente do COBINE – congresso brasileiro de engenharia de incêndio.

E o nosso patrocinador Hernan Javier Dominguez, fez uma apresentação sobre “F 500 – Tecnologia Encapsuladora”  

– Saiba mais sobre o desafio à conservação e restauro da Catedral Metropolitana de Campinas assistindo a apresentação da aluna Andrezza e mais sobre o F 500 assistindo a reunião do dia

22 de janeiro de 2022.