Reunião aberta – Participação especial dos profissionais Edgard Lyncoli, Genisson Tavares e da Profª Drª Carla Neves Costa

Resumo reunião da SFPE

Nessa ocasião, o profissional Genisson Tavares fez uma apresentação de trechos de seu TCC com tema: Simulação de Incêndios Naturais e Comparação com a Curva ISO 834.

  1. Video SFPE Brazil – Missão

  1.     Apresentação do TCC do Genisson – Simulação de Incêndio Naturais e Comparação com a Curva ISO 834
  1.     Homenagem a SPFE e aos engenheiros de segurança contra incêndios

No Brasil estamos bem atrasados e atualmente bem atrás de países como Venezuela e já tem adoção de normas internacionais.

 “os nossos prédios são tão complexos que não dá para se proteger apenas com o código descritivo” – citação do Prof. Dr. Ualfrido Del Carlo feita pelo Marcio.

 

  1.     Vídeo de homenagem a Profª Drª Carla Neves Costa

Comentários da Profª Drª Carla Neves Costa:

 “Ah tá as pessoas que se dizem engenheiros de segurança contra incêndio no Brasil se formaram no Brasil na verdade elas são especialistas em projeto para cumprir legislação prescritiva, mas elas não são.

Nós temos a necessidade muito grande de ter a engenharia de segurança contra incêndio como modalidade de engenharia, mesmo de uma engenharia de um curso de graduação de 4 anos a integral cinco anos no futuro é necessário mas aos desafios são muito grandes mas é de dentro do CREA tudo que tem a ver com segurança é colocado ou se fosse um complemento da engenharia de segurança do trabalho que já é um complemento da engenharia de produção ao invés de produção é o curso tradicional de graduação tá de quatro a cinco anos e a engenharia de segurança do trabalho é uma pós-graduação aí de no máximo dois anos em que o aluno acaba tendo os curso é reconhecido pelo CREA acaba tendo reconhecimento da pós como mais uma modalidade de Engenharia e acredito que com essa necessidade cada vez maior e fazer projetos sob medida e não é coisa para engenheiro civil. Vamos reconhecer uma coisa, engenheiro civil ele é um analfabeto em transferência de calor e termodinâmica a verdade é essa, e depois ele se torna especialista “em incêndio”.

Já tem agora uma lei aí que é uma portaria e do Ministério da Justiça é que baseado no decreto do Estado de São Paulo que apresenta quais são aí as exigências mínimas de Segurança contra incêndio em edificações, mas parece que tem aí uns entraves até jurídicos e mais dificuldade de ter ainda é uma legislação mãe que mande em todas tá uma das razões é porque dizem é que cada estado tem a sua.

Atualmente engenheiro de qualquer modalidade pode ser responsável pelo projeto técnico de segurança contra incêndio, não sei se vocês todos sabiam disso.

E o desafio que o Márcio também colocou na própria formação profissional essa área de modelagem de incêndio de dinâmica das estruturas não é nós, vamos ser bem, vamos pôr a mão na consciência não é nós, engenheiro civil nenhum estuda termodinâmica na graduação e transferência de calor mal e mal e temos ainda a parte é referente a própria Mecânica dos fluidos que para a gente para ali onde é fluído newtoniano.

Ah tá então aí a gente precisa mesmo de uma formação mais robusta nessa área tanto de uma especialização mesmo se for mesmo assim com direitos parciais, responsabilidades parciais limitadas do projeto de Segurança contra incêndio e precisamos mesmo de uma engenharia de segurança contra incêndio.

 

  1.     Apresentação do patrocinador Edgard Lyncoli da engenharia de incêndio da empresa Johnson Controls

 

São 11 fábricas espalhadas pelo mundo e basicamente todas elas nos Estados Unidos e na Europa algumas delas tem unidades na Ásia

 

Qual o impacto que a gente tem no uso por exemplo de água dentro de uma sala elétrica então existem sistemas específicos que trazem menor risco na proteção do ambiente com esse. A gente pode proteger uma sala elétrica com CO2? Pode, mas tem um risco de vida que é remover totalmente oxigênio dentro do ambiente, no risco pode ter uma pessoa acidentada por um choque elétrico e veio na sequência um evento de incêndio.